Marmorite: Super em Alta na Decoração!
O marmorite ou granilite, revestimento que foi sucesso na década de 40 e ainda hoje pode ser encontrado em casas e prédios antigos, volta com força total e pode ser o toque que faltava na sua decoração. Confira esta tendência e se inspire para usar também.
Direto do Túnel do Tempo
Com certeza você já viu o marmorite na casa da sua vó ou revestindo o hall de entrada de algum prédio antigo. Muito comum no Brasil nos anos de 1940, o revestimento era usado principalmente em escadas de serviço, áreas comuns dos prédios, cozinhas e banheiros.
O marmorite vem sendo visto com frequência desde o início de 2016 em projetos, feiras, mobiliário e objetos e sua presença na decoração só parece aumentar a cada dia.
O marmorite contribui para um visual cool e contemporâneo, com três grandes vantagens:
- Tem um custo menor que o granito;
- Possui alta durabilidade;
- É muito resistente;
- É fácil de conservar.
O Que É o Marmorite?
O marmorite ou granilite, é uma mistura de cimento branco ou comum, areia e água com partículas de diferentes tamanhos de mármore, granito, vidro, quartzo e outros minerais.
Ele pode ser de várias cores e padronagens e pode ser usado em muitos ambientes da casa. Pode revestir paredes, bancadas de pia, móveis e objetos de decoração como mesas, bancos, vasos e luminárias.
Tipos de Marmorite
Polido
O marmorite recebe um acabamento liso e uma camada de resina. Se o material estiver sendo usado no piso a resina aplicada é poliuretânica, já se estiver em bancadas e paredes, a resina aplicada é a acrílica.
O polido não é indicado para áreas molhadas, pois é muito escorregadio. Evite também seu uso nas escadas.
Fulgê
O marmorite do tipo fulgê mantém o relevo de pedriscos. E como na sua etapa final ele é lavado para tirar o excesso da argamassa que envolve as pedras, ele também é chamado de marmorite lavado.
Ele não deve ser usado em bancadas de cozinha pois é difícil de limpar devido à irregularidade da superfície. E também não pode ter contato com limão ou ácidos, pois pode manchar.
Dicas de Uso do Marmorite
- As opções em cores mais claras ajudam a criar a impressão de amplitude nos ambientes. Já as opções mais escuras e fundo negro trazem mais sofisticação. Veja o que melhor atende seus objetivos.
- Se você adora algo mais colorido o marmorite também é uma ótima opção. Existem versões em todas as cores que você imaginar.
- O marmorite fica lindo na cozinha. A bancada da pia, a área logo acima dela e os balcões de apoio ficam um charme com o uso do material.
- Se você não está construindo ou reformando a casa, você pode optar por papéis de parede que são similares ao marmorite.
- Outra boa ideia para mergulhar na tendência é investir em objetos de decoração com esse padrão. É possível encontrar esculturas, luminárias e até tecidos.












Para mais ideias ou informações, fale conosco: contato@varietes.com.br.
Leia Mais: